Ignacy Sachs

Ignacy Sachs

Ignacy Sachs é socioeconomista e professor titular da École des hautes études en sciences sociales (HESS (Escola de estudos avançados em ciências sociais) de Paris. Nesta instituição fundou em 1973 o Centro Internacional de Pesquisas em Meio Ambiente e Desenvolvimento – o qual dirigiu até 1985 – e o Centro de pesquisas sobre o Brasil contemporâneo, do qual atualmente é co-diretor.

Em 1972 trabalhou na organização da Primeira Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, realizada em Estocolmo, Suécia, durante a qual foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Nessa época, a partir de uma proposta do secretário da Conferência, Maurice Strong, Ignacy Sachs formulou o conceito de ecodesenvolvimento que anos depois daria origem à expressão desenvolvimento sustentável.

Em 1976 ajudou a fundar a International Foundation for Development Alternatives (IFDA) e em 1992 trabalhou na organização da Cúpula da Terra – Rio-92.

Autor de extensa bibliografia traduzida em diversas linguas, Sachs é referência internacional nos debates de ecossociodesenvolvimento.

Artigos:

»  A crise: janela de oportunidade para os países tropicais?
»  A revolução energética do século XXI
»  Crises e Oportunidades em tempos de mudança

 


1 comentário Add your own

  • 1. Claudia Dolinski  |  9 de dezembro de 2009 às 14:14

    Ilmo Sr.

    Primeiramente gostaria de me apresentar. Sou Assessora do Pró-reitor de Pesquisa e Pós graduação e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro, situada em Campos dos Goytacazes, RJ.

    Anualmente temos um evento científico para que nossos alunos de IC exponham seu trabalhos e sejam avaliados por uma comissão externa do CNPq. Esse ano o evento está em sua 15a edição. Desde o ano passado começamos a fazer o evento em conjunto com outras duas instituições públicas da cidade o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF, antes CEFET Campos), e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
    A Iniciação Científica se encaixa perfeitamente no “scope” do seu centro de pesquisa, pois leva nossos meninos da graduação a terem uma visão mais apurada da pesquisa, do intercâmbio acadêmico e da informação científica.
    Todo ano elegemos um tema para o evento e esse ano estamos pensando em “Florestas tropicais podem ter modelos de desenvolvimento sustentável”. A escolha do tema é sempre complicada, pois deve ser abrangente o suficiente para agradar desde pedagogos a engenheiros de petróleo.
    Conhecendo um pouco do trabalho fantástico desenvolvido por seu centro de pesquisa, venho humildemente pedir que indiquem um nome notável para dar a palestra de abertura, que focaria no tema central do evento. Imagino que suas agendas estejam cheias, mas não poderia deixar de tentar contatá-los e pedir sua ajuda. O evento será de 7 a 10 de junho de 2010.

    A UENF ganhou o prêmio de mérito institucional do CNPq nos anos de 2003 e 2009 por possuidor do melhor programa de bolsas de IC. A Dra. Wrana Panizzi, vice-presidente do CNPq, deverá vir para a abertura além de outras autoridades locais e possivelmente o Diretor do INPA, professor Adalberto Luis Val.

    Agradeço a atenção dispensada e aguardo futuro contato.

    atenciosamente
    Claudia Dolinski

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 61 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: