Ladislau Dowbor

Ladislau Dowbor

Ladislau Dowbor é formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suiça e Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração. Continua com o trabalho de consultoria para diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, bem como do Senac. Atua como Conselheiro na Fundação Abrinq, Instituto Polis e outras instituições.

Sua área principal de atuação é o ensino e organização de sistemas de planejamento. Nos anos 1970, foi professor de finanças públicas na Universidade de Coimbra. A convite do ministro Vasco Cabral, tornou-se coordenador técnico do Ministério de Planejamento da Guiné-Bissau (1977-81). Foi consultor do Secretário Geral da ONU, na área de Assuntos Políticos Especiais (1980-81). Dirigiu vários projetos de organização de sistemas de gestão econômica, na qualidade de Assessor Técnico Principal de projetos das Nações Unidas, em particular na Guiné Equatorial e na Nicarágua. No período 1989-92 foi Secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo, respondendo em particular pelas áreas de meio ambiente e de relações internacionais.

Atualmente é consultor de vários governos, particularmente para a organização de sistemas descentralizados de gestão econômica e social (Costa Rica, Equador, África do Sul). Ultimamente tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas descentralizados de gestão, particularmente no quadro de administrações municipais, envolvendo sistemas de informação gerencial, políticas municipais de emprego, políticas integradas para criança de risco e gestão ambiental.

Artigos:

»  A crise financeira sem mistérios
»  Crise abre espaço para repensar Estado e desenvolvimento
»  Nota sobre o Relatório da Confêrencia da ONU sobre a Crise
»  Crise financeira: riscos e oportunidades
»  O debate sobre o PIB: estamos fazendo a conta errada
»  Supercapitalismo: a transformação da sociedade
»  Crises e Oportunidades em tempos de mudança
»  Os dez mandamentos
»  Brasil: um outro patamar – propostas de estratégias

Outros textos de Ladislau Dowbor, bem como vídeos, áudios e diversos links, estão disponíveis em seu website: www.dowbor.org

 
 


1 comentário Add your own

  • 1. Inácio Dias de Andrade  |  17 de novembro de 2011 às 11:48

    Caro Ladislau,

    Sou doutorando em Antropologia Social na Unicamp e pesquiso redes internacionais de desenvolvimento local. Gostaria de entrar em contato com pessoas que estão enfrentando esse problema. A ideia é fazer uma comparação sobre esse tipo de atuação no Brasil e na África. Um amigo meu que trabalha no Instituto Paulo Freire me recomendou o seu site e eu gostaria de saber mais sobre o seu trabalho e local de atuação, se possível.

    Cordialmente

    Inácio Dias de Andrade

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 61 outros seguidores