A crise financeira sem mistérios (Ladislau Dowbor)
9 de fevereiro de 2009 at 14:56 Sofia Dowbor Deixe um comentário
Neste artigo de fevereiro de 2009 (atualizado em julho), Ladislau Dowbor apresenta os principais encadeamentos da crise financeira. Partindo dos mecanismos imediatos que a desencadearam, o artigo analisa a deterioração dos mecanismos e das instituições de regulação, bem como o papel chave que os Estados Unidos desempenham.
Na linha da avaliação dos impactos, o artigo busca delinear quem deverá em última instância pagar pela bancarrota do cassino, analisando como a especulação financeira contribui para a concentração de renda, e como os mecanismos se dão de maneira diferenciada no Brasil.
Na parte final são apresentados dois grupos de propostas: o primeiro com aquelas que visam manter o sistema, mas melhorar a sua regulação; e o segundo com aquelas que compreendem a crise como oportunidade para que os problemas da alocação racional de recursos em função dos dramas sociais e ambientais possam ser trabalhados de maneira mais ampla: é a crise no seu contexto mais amplo, na sua dimensão de oportunidade de resgate do desenvolvimento sustentável.
» Clique aqui para ler o artigo, atualizado em julho de 2009 (30 páginas)
Entry filed under: Ladislau Dowbor. Tags: crise no brasil, dimensão sistêmica, economia, regulação financeira.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed