Organização e contato

A comissão organizadora do blog e dos eventos é responsável pela centralização dos contatos, cujos e-mails individuais e coletivo estão disponíveis a seguir:

Comissão Organizadora   criseoportunidade@utopia.org.br
Alessandro Melo   alessandro@paulofreire.org
Flávia Landgraf   flavia@paulofreire.org
Luana Vilutis   luana@paulofreire.org
Sofia Dowbor   sdowbor@gmail.com
 
Instituto Paulo Freire
Rua Cerro Corá 550, 05061-100, São Paulo, SP
Telefone: 3021-5536

 


2 Comentários Add your own

  • 1. Ana Lucia dos Santos  |  27 de junho de 2009 às 20:21

    Boa noite, gostaria de fazer um comentário sobre algo que aconteceu comigo e talvez possa ser de alguma forma interessante para alguém. Sou artesã e sempre procuro cursos até de outras áreas, porque gosto e acredito que aprender nunca é demais, principalmente no que refere-se a profissões.Terminei há pouco um curso de cosmetologia e ao final do curso, tentei obter por meio de doações, adquirir brindes; mas claro, tudo em vão. O que levou-me a achar que eu teria sucesso, foi o fato de pensar do seguinte modo: um setor que pelas mídias não teve crise, foi o de “beleza”; principalmente no Brasil. Outro fator; um frasco do produto com 150 ou 200 ou até mesmo 100 ml, pode render de 150, 200, e/ou 100 brindes de 1ml. Por outro lado, sei também que é necessário ter as embalagens, como transportá-las, e outros custos. Talvez, todo esse processo seja mais oneroso ou de igual orçamento de uma campanha publicitária. Enfim, sobre o produto, ele é pouco conhecido do consumidor final, e claro, pouco consumido; também existe o fato de que por ser uma cidade pequena (do interior) não desperte o interesse dos fabricantes. Seja quais forem as razões, penso que num “momento” de crise econômica, um setor sempre promissor como é o caso dos cosméticos (pelo menos no Brasil ), a oportunidade de chegar tão próximo do consumidor deveria ser mais ampla e sempre reavaliada. Bom, esse é o meu comentário, talvez tenha esquecido alguma coisa, mas acho que o que eu gostaria de dizer, eu consegui; espero de alguma forma ter contribuído para algo positivo. Abraços.

    Responder
  • 2. Anna  |  2 de julho de 2009 às 12:23

    Olá Ana,
    O que você colocou é interessante sim, porque, embora não trabalhe com cosméticos, me identifico com você em algumas coisas: também moro no interior e sei o quanto é difícil empreender e não ficar só à espera de um emprego de carteira assinada. E de ser bem sucedida, onde o espaço é muito restrito para o tamanho do nosso sonho. Ou seja, a gente pensa em produzir, ter um volume de vendas tal que possibilite sempre o crescimento e consequente retorno financeiro… E também, além de ser sua xará, gosto e faço artesanato como lazer e capacitação de jovens.
    Como trabalho com desenvolvimento local, ainda não entendi direito o que você estava pensando (embora tenha se decepcionado muito rápido) para a produção do seu cosmético. Você quer vender para lojas; encontrar um fabricante e vender a sua fórmula; encontrar o seu consumidor final; oferecer seu produto como brindes para as empresas… então, penso que faltou uma explicação para isso, porque você pode optar por procurar agora um curso de designer e embalagens, conjugado com Economia solidária para participar de Feiras e Exposições, ou simplesmente fazer como faz a Avon, a Natura, contatando clientes diretamente, através de demonstradoras/distribuidoras. Ou decide se é melhor repensar numa associação para produzir e crescer, gerando trabalho e renda na sua cidade, com assistência de instituições capazes de trazer os conhecimentos e técnicas sócio produtivas para o desenvolvimento local. As possibilidades são muitas, só precisa pensar melhor qual o melhor caminho para sua vocação produtiva de cosméticos. A mulherada quer ficar sempre mais bonita.
    Boa sorte e conta pra mim: annamls@ig.com.br

    Responder

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