Mário Murteira

Mário Murteira

Mário Murteira é professor emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Obteve a licenciatura (1956) e o doutorado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) (1970).

Desempenhou numerosas missões de assistência técnica na África (em cada uma das cinco ex-colônias portuguesas na África bem como no Senegal e na Costa do Marfim) como consultor de organismos da ONU (UNCTAD e UNDP), Banco Mundial e da Comunidade Econômica Europeia. Uma dessas missões (1980/81) implicou a residência durante mais de um ano na Guiné Bissau e, como coordenador de um projeto de assistência técnica da UNCTAD no Senegal e na Costa do Marfim.

Fundou e dirigiu o Centro de Estudos Economia e Sociedade (1980-1985). Foi militante e dirigente da União da Esquerda para a Democracia Socialista (1979-1984) e diretor da revista Economia e Socialismo em 1976-1987, para a qual colaboravam pesquisadores como I. Wallerstein, G. Arrighi, R. Chilcote, A. G. Frank, S. Amin. Foi ministro dos Assuntos Sociais no Primeiro Governo Provisório Português (1974) e do Planejamento e Coordenação Econômica nos Quarto e Quinto Governos Provisórios (1975).

Artigos:

» Para um novo olhar sobre o sistema da economia mundial
» A caminho de uma nova ordem econômica?
»  O risco sistêmico



 
 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d blogueiros gostam disto: